terça-feira, 12 de julho de 2011

O que há de novo e bom no rock and roll? parte 1


Não só de passado vive o nosso querido e amado rock and roll e a sua vertente mais pesada, o Heavy Metal e ao contrario do que muita gente por ai costuma dizer, eles não estão mortos e muito menos esquecidos!
Nesta matéria, que será dividida em duas partes, abordaremos o que há de melhor nos dias atuais nesse estilo musica tão abrangente.
Procuraremos focar em bandas que estão em destaque na mídia pra provar que não é só musica pop que cai no gosto da galera.
Claro que há muita coisa boa no underground,disto não há dúvida! Mas para melhor acesso e procura de materiais vamos ficar entre as bandas mais conhecidas.

Vamos ao que interessa!...a música!


Arctic Monkeys: 





Esse grupo britânico já vem fazendo certo barulho desde o lançamento de seu debut “Whatever People Say I Am, That's What I'm Not” (2006), que incrivelmente atingiu a marca de álbum  de estréia mais vendido de todos os tempos na história da música britânica, recebendo diversas criticas positivas e desde então o seu sucesso só tem aumentado.Os caras realmente fazem por onde! Um estilo bem característico e riffs  com toques de elementos que muitas vezes lembram o grunge beirando o rock de garagem que combinam perfeitamente com os ótimos vocais de Alex Turner, tudo isto deixa a “cozinha” da banda bem completa.

Por que eu devo ouvir?

Se até Noel Gallagher do Oasis (que convenhamos, é uma das personalidades mais chatas do mundo musical) elogiou os caras, você definitivamente deve dar uma chance pra este som.

Que tal experimentar? 


__________________________________________________________________________________

Queens of The Stone Age


Das bandas que aqui serão abordadas neste primeiro post , o Queens of The Stone age é a que mais possui tempo de estrada.
Fundada em 1997 por Josh Homme, ex-guitarrista e vocalista do “kyuss” (um conjunto com status de “cult”, pois após o seu termino nasceram diversas outras bandas como: Slo Burn, Brant Bjork,Che, e Mondo Generator.) que procurou desde seu inicio abranger uma maior sonoridade que o seu grupo antecessor, o que fica evidente já nos seus trabalhos iniciais. Mesmo com tantas variações, sempre existem elementos marcantes na maioria de suas canções, como os ritmos desacelerados e os sons mais sujos. Com recente passagem pelo nosso país no SWU, com certeza é uma banda que merece a sua atenção.



Por que eu devo ouvir?

Rock de peso com qualidade extrema, refrões e riffs viciantes , quando você menos esperar vai estar cantarolando músicas dos caras sem ao menos perceber.
Alem de ter contado com Dave Grohl (ex-baterista do nirvana e atual líder do foo fighters) nas baquetas do seu terceiro álbum, Songs for the Deaf, um som diferente para ninguém botar defeito!

Que tal experimentar?

__________________________________________________________________________________


Franz Ferdinand


Misturar música com arte não é algo novo no meio cultural, porém após o fim dos anos 80 esta fusão praticamente se extinguiu.
Eis que então surge o Franz Ferdinand, um grupo de garotos escoceses que em 2002 se conheceram na faculdade (artística por sinal) e resolveram trazer a tona toda a seu estilo de vida com o seu gosto musical.
Altas influencias de pop-art em suas apresentações ao vivo e vídeo clipes lembrando artistas como Roy Lichtenstein.
Todos os desenhos e pinturas foram criados pelos membros integrantes da banda.
Temos então um som dançante e contagiante com boas doses de clima oitentista, um visual bonito e uma premissa muito interessante.

Por que eu devo ouvir?

Os órfãos de Talking Heads irão se apaixonar a “primeira ouvida” por Franz Ferdinand e aos que jamais ouviram essa banda, fica ainda as batidas animadoras pra colocar você e seu humor lá no alto, isto sem contar os shows e clipes que são um espetáculo a parte!

Que tal experimentar? 


__________________________________________________________________________________
Nos vemos no próximo post com as bandas de Metal







Até lá ! ;D

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. como já tinha dito antes, tu escreve muito bem, esperando aqui pela segunda parte, parabéns champs o/
    note: damn, viciei em franz ferdinand agora :x

    ResponderExcluir